A segurança do trabalho tem como objetivo identificar, avaliar e controlar as situações de risco a que os trabalhadores são expostos, em todos os tipos de atividades. Geralmente, a equipe de segurança do trabalho é composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Pode ter também um tecnólogo e um fisioterapeuta.

A ideia da segurança do trabalho é proteger a integridade dos trabalhadores nas atividades e no ambiente de trabalho. Por isso, a equipe responsável precisa elaborar normas, procedimentos e regras a serem seguidas. No Brasil, a Segurança do Trabalho é definida por normas, leis, portarias, decretos e convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho. Portanto, ela é uma obrigação legal e precisa ser cumprida.

A SilvaCont pode auxiliar você no estudo da legislação de segurança do trabalho, das normas técnicas, responsabilidades do empregador e dos empregados, e do ambiente de trabalho também para que possa ser criada uma cartilha de regras internas a serem seguidas por todos da empresa.

Importante: é sempre bom ver a segurança do trabalho com bons olhos, pois ela ajuda a aumentar a produtividade da empresa, já que previne acidentes e doenças ocupacionais. Sobretudo, demonstra uma preocupação com a segurança de seus colaboradores.

Veja tudo que a segurança do trabalho engloba:

  • Análise de causas de acidentes no trabalho;
  • Palestras e treinamentos;
  • Aplicação de EPCs;
  • Aplicação de EPIs;
  • Avaliação dos resultados obtidos;
  • Elaboração dos Programas Legais: PPRA, PCMSO, LTCAT entre outros.

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