em Artigos, COVID-19

Quando você vai dar um passo importante em sua vida, você pensa primeiro, muito bem, e vai planejando cada detalhe. Uma empresa tem que seguir esse caminho também. Então, ainda dá tempo de começar a gestão financeira da sua empresa mesmo durante a crise.

Por onde começar a gestão financeira da minha empresa?

Quem não tem gestão financeira e precisa começar agora, mesmo durante a crise, não sabe por qual caminho ir. De que forma podemos fazer isso? 

Temos que ter em mente que toda empresa passa por algumas etapas para seu crescimento, como se fosse uma linha do tempo. Confira!

Organização do negócio

Você precisa entender o que faz sentido ou não faz nesse momento, ou seja, se realmente seu negócio está organizado financeiramente, principalmente a operação.

Visão de fluxo de caixa

Geralmente dizem que “nenhuma empresa que tem caixa positivo vai quebrar”. Portanto, você precisa privilegiar cada vez mais essa questão de caixa. 

Muitas empresas, além de não ter a visão de fluxo de caixa, ainda se confundem com o saldo positivo na conta, achando que tem fluxo de caixa. Porém, muitas vezes, aquele dinheiro está lá, já está destinado a outras coisas. Entender esse processo é muito valioso.

Analise para saber onde cortar gastos

Quando começamos a analisar toda essa questão financeira, sabemos onde faz sentido o corte de gastos. Por exemplo: não vale a pena demitir em massa sem entender o fluxo de caixa para saber qual o impacto e quanto vai precisar mexer.

Em relação ao corte de custos, você já vai ter avaliado se algum produto precisa ser descontinuado neste momento, certo? Portanto, se você vai descontinuar algum nesse momento, então não faz sentido continuar com os fornecedores em relação a esse produto.

Antecipação de recebíveis

Vale a pena olhar para os bancos, os financiamentos e empréstimos que sua empresa tem para avaliar as taxas que está pagando. Além disso, antecipação de recebíveis é importante porque você consegue trabalhar o fluxo de caixa para você conseguir respirar e tomar atitudes que fazem mais sentido nesse momento.

Realize projeções

É importante realizar projeções de cenários a curto, médio e longo prazo e estudar os cenários, desde o pessimistas até o bem otimista, não esquecendo do realista. Assim, você entende para onde está caminhando, se você tiver as ações que vai precisar tomar mapeadas, fica muito mais fácil.

Recuperação fiscal e tributária

Para algumas empresas, o momento em que estamos vivendo, é uma ótima possibilidade de enxergar as oportunidades de trazer dinheiro para o caixa nesse momento.

Como organizar as finanças agora na pandemia?

Existem algumas empresas que não possuem organização nenhuma. Isso quer dizer que misturam patrimônio pessoal com patrimônio da empresa, e não sabem nem para onde está indo o dinheiro.

No entanto, se sua empresa realmente conhece os custos fixos e variáveis, o capital de giro necessário para manter o negócio girando,  e conhece o prazo médio de pagamento dos fornecedores e recebimento dos clientes, você vai conseguir encontrar pequenas soluções no dia a dia, pois é natural que se entre no piloto automático.

O que a pandemia trouxe de positivo?

Antes da crise, a pergunta era: “movo minha operação para home office ou tento uma forma de todo mundo se ajeitar aqui dentro?”

Agora a pergunta é: com o novo normal, vale a pena voltar para a estrutura. Por que nao continuar em home office? Muitas empresas estão optando por uma manutenção prévia de home office, pois perceberam que continua tendo muita produtividade. O que os colaboradores faziam na empresa, conseguem fazer em casa. Às vezes, até melhor, porque consegue ter mais liberdade de tempo.

Isso impacta tanto na segurança quanto na saúde dos colaboradores e até numa redução de custos operacionais para a empresa.

Outro ponto que notamos com a crise, é na volta aos poucos do comércio em algumas cidades e regiões do país, pois em muitos desses lugares, o horário está bem reduzido. Então, vale a pena trazer todos os funcionários de volta? Será que não compensa manter alguns em suspensão de contrato ou redução de carga horária embasadas pela MP 936?

Você vai perceber alguns custos que você conseguirá diminuir, pois quando colocamos na ponta do lápis é uma diferença grande. 

No dia a dia, é natural deixarmos a vida nos levar, entrando no piloto automático e acabar não fazendo nenhuma dessas tarefas de casa. 

Aproveite esse momento para colocar a casa em ordem e se organizar durante a crise. Assim, você conseguirá diminuir os impactos dela no seu negócio.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

5 perguntas para ajudar seu negócio em meio à criseSaiba mais sobre a carteira de trabalho digital