Para se ter sucesso na sua clínica médica, você precisa ter um controle financeiro excelente. É esse controle que fará com que seu negócio tenha uma saúde financeira, o que significa estabilidade e ter ferramentas para enfrentar adversidades do mercado.
A tributação brasileira é complexa e existe uma enorme lista sobre obrigatoriedades, sejam elas contábeis, tributárias ou fiscais. Por isso, o mais recomendado é deixar que um profissional especializado cuide e realize esse controle financeiro.
Por onde começar o controle financeiro?
Existem alguns métodos no mercado para se realizar um ótimo controle financeiro. Mas quando estamos falando da área médica, o profissional de contabilidade precisa ter alguns cuidados mais minuciosos para este controle, ou seja, não se pode aplicar o mesmo método que aplicado para empresas de outros segmentos.
Isso acontece porque uma clínica médica possui muitos custos, entre eles os que precisam ser mantidos, mas também os que podem ser reduzidos, trazendo uma diferença significativa no caixa quando chegamos ao final do mês. Somente um profissional especializado consegue ter essa visão e fazer esses malabarismos.
Para sabermos por onde começar o controle financeiro, precisamos considerar como itens fundamentais:
- Custos Fixos;
- Custos Variáveis;
- Controle de Fluxo de Caixa;
- Gestão de Fornecedores;
- Controle de Estoque;
- Impostos.
Como reduzir os custos tributários?
Sem um controle financeiro, fica extremamente difícil ter uma visão do que está em falta, do que podemos diminuir de custos, como enfrentar períodos de baixa no mercado, entre tantos outros fatores.
O que podemos começar a verificar para iniciar um ótimo controle financeiro, é o enquadramento tributário. Muitas vezes, ele não está de acordo com as reais necessidades da empresa, com a realidade dela e com as possibilidades. Quando começamos por essa etapa, já podemos começar a desenhar o controle.
Realizar o estudo tributário e definir a melhor opção para sua clínica, é imprescindível, porque cada regime tributário tem suas particularidades, assim como cada médico e profissional da saúde pode atuar de formas distintas.
Após isso, podemos começar o controle financeiro analisando item a item da lista fundamental que já mencionamos anteriormente:
Custos fixos e variáveis
Quando falamos dos custos fixos, podemos considerar funcionários e contas de eletricidade, água, aluguel, etc. Tudo devidamente contabilizado e essas despesas devem apresentar uma média de gastos mensais, mas que também podem ser reduzidos com medidas de conscientização.
Os custos variáveis dependem de um controle mais rigoroso, pois elas nem sempre estão na lista e devem ser bem planejadas. O impacto dessas despesas em relação às finanças da clínica precisa ser mínimo.
Controle de fluxo de caixa
O controle de fluxo de caixa precisa ser aplicado todos os dias. Se isso não for feito, pode prejudicar bastante a saúde financeira da sua clínica, pois algumas despesas, por menores que sejam, podem passar despercebidas e pode gerar um pequeno furo nesse caixa.
Gestão de fornecedores
Você precisa saber quanto gasta com cada fornecedor e com cada produto, pois isso te dará margem para verificar se existem opções que oferecem um melhor custo x benefício no mercado. Produtos de saúde devem possuir uma qualidade excepcional, logo, o custo não é o único fator a ser observado aqui.
Controle de estoque
Esse fator é determinante para você evitar gastos desnecessários e ainda se precaver de falta de recursos. Quando bem feito, categoriza e organiza o estoque de forma a promover maior acessibilidade sobre os produtos e itens necessários para diversas tarefas da clínica.
Impostos
O controle financeiro permite que você vá adequando suas receitas, gastos e despesas, inclusive, a um médio prazo, ser possível o pagamento de menos impostos. Para isso, o melhor plano aqui é realizar um planejamento tributário que servirá para isentar sua clínica do pagamento de impostos que são pagos a maior – isto é, que não deveriam estar sendo cobrados de você e do seu negócio. Para ter uma clínica médica com uma ótima saúde financeira, você precisa ter um profissional especializado para cuidar e controlar todos esses fatores de controle financeiro que têm impacto direto no sucesso da sua clínica.