O mercado de infoprodutos vem ganhando muito espaço desde 2017 e está cada vez mais promissor. Então, se você deseja ganhar um dinheiro extra ou simplesmente mudar de profissão, essa pode ser sua chance. No entanto, se você não sabe por onde começar, nós contamos como se tornar um infoprodutor. Continue lendo!
O que são infoprodutos?
Os infoprodutos são conhecidos como produtos digitais que entregam conteúdo às pessoas que os adquirem. Podem gratuitos ou comercializados, tudo depende da estratégia do infoprodutor. Eles são considerados não tangíveis, sem um formato físico, existindo apenas versões digitais.
Os temas são os mais variados possíveis e todas as áreas podem ter um infoproduto a ser comercializado, como, por exemplo, culinária, marketing digital, inteligência emocional, emagrecimento, saúde do corpo, etc. Talvez nem o céu seja um limite aqui.
Os infoprodutos que mais chegam até nós são vídeos, ebooks e cursos online, gratuitos ou não, mas garantimos que a lista é bem maior que isso, veja:
- e-books;
- videoaulas;
- screencasts;
- audiobooks;
- podcasts;
- revistas eletrônicas;
- treinamentos ao vivo
- webinars;
- conteúdo exclusivo para membros de uma comunidade online.
O que é um infoprodutor?
O infoprodutor, por sua vez, é o responsável pela produção do infoproduto. Ele precisa dominar o assunto tratado e apresentar alternativas interessantes e atrativas para o produto que vai trabalhar. Afinal, o mercado de infoprodutos cresceu bastante e a inovação precisa ser constante para conquistar novos clientes e chegar a mais lugares.
Geralmente, o infoprodutor tem características bem marcantes, independente da área a qual ele pertence. Por isso, para trabalhar com vídeos, é necessário saber falar bem, ter uma comunicação fluída, ter didática, ser objetivo e apresentar tudo de maneira simples. Por quê? Porque as pessoas que vão consumir seu produto, apesar de terem o interesse comum em adquirir seu produto, tem os perfis mais variados possíveis.
Se seus infoprodutos forem escritos, você precisa escolher uma linguagem simples, por mais técnico que o assunto seja, para que facilite o entendimento de quem vai adquirir o produto. A pessoa não terá um acesso tão facilitado a você 24 horas por dia, 7 dias por semana, não é mesmo?
Como se tornar um infoprodutor?
Independente da área em que você atua, se você é um especialista em algum assunto, não pode perder a oportunidade de ter um infoproduto e ganhar dinheiro na internet. Por isso, separamos algumas dicas de como se tornar um infoprodutor. Confira!
Planeje seu produto juntamente com sua marca
Estude seu nicho de mercado e encontre algum assunto que você acha que pode ser mais aprofundado ou algo que ainda não está sendo explorado e comece a planejar a melhor forma de criar seu infoproduto com este assunto.
Além disso, não pense apenas no produto, mas também em uma marca, pois isso abrirá mais possibilidades de novos infoprodutos e sua estratégia de ganhar dinheiro na internet começa a se estruturar melhor.
Estude seu público-alvo
Você já organizou o assunto e como vai abordá-lo. No entanto, você precisa entender como seu público costuma consumir esses infoprodutos. Ou seja, você precisa saber qual é a ferramenta ideal para você disponibilizá-lo.
Quando você estuda seu público, você consegue um direcionamento melhor de como comercializar seu infoproduto e tem mais chances do seu público encontrá-lo. Existem várias estratégias no mercado para comunicar infoprodutos. Pode ser desde um email marketing até uma campanha de Google Adwords. Você só precisa saber onde seu público está.
Crie materiais de divulgação
Você sabe do que vai tratar, como vai tratar e onde seu público está. Portanto, crie materiais de divulgação atrativos que depertem o interesse nas pessoas que vão adquirir seu produto. Você sabe que a “a propaganda é a alma do negócio”, só que mais importante que isso é ter qualidade no que você for divulgar.
Faça parcerias
Se seu desejo é realmente ganhar dinheiro na internet, avalie a formação de alianças e parcerias com sites e pessoas que possam ser afiliadas. Eles ajudam a divulgar se produto e, principalmente, viabilizam a comercialização dos seus infoprodutos.
A qualidade do material precisa ser impecável
Independente do que você for produzir como produto digital, ele precisa ser impecável. O que isso quer dizer? Se for gravar vídeos, pense em utilizar uma câmera de qualidade, utilize tripé, crie um cenário, tenha uma boa iluminação, cuidado com o áudio estourado ou abafado, pense em vinhetas e elementos audiovisuais para incrementar seu vídeo. Por isso, você precisa pensar como se fosse você consumindo o produto.
Se for entregar conteúdo escrito, crie um layout, um material atrativo, crie seções, trabalhe de maneira clara e objetiva. Pense em absolutamente tudo. Afinal, seu cliente tem que se encantar com seu trabalho e ter a percepção que você realmente se empenhou em entregar a ele um material de extrema qualidade.
Sabemos que qualidade no início pode não ser tão possível quando não se tem muitos recursos disponíveis e mão de obra qualificada. No entanto, a organização aqui pode fazer a diferença, ok?
Leia também: