Muitas pessoas têm o sonho de empreender, mas acabam esbarrando em algumas burocracias e, em até algumas definições de conceitos, como o caso do Capital Social.
No momento de abrir uma empresa, muitas dúvidas podem surgir e uma das campeãs aqui é sobre o Capital Social. Isso acontece desde sua definição e valor que pode ser empregado até como descobrir que montante pode ser investido.
Então, vamos entender como funciona esse tal de Capital Social.
O que é Capital Social?
Você, pessoa física, resolve abrir uma empresa e se tornar uma pessoa jurídica. Porém, uma das normas exigidas em uma abertura de empresa, principalmente nos casos que incide sociedade, é a subscrição do Capital Social.
O Capital Social é aquele valor que você disponibiliza como investimento inicial para abrir a sua empresa. Com ele, será possível arcar com as primeiras despesas, realizar os primeiros investimentos, fazer a aquisição das primeiras mercadorias, entre tantas outras possibilidades e necessidades.
Se você fez direitinho a lição de casa criando seu plano de negócios e analisando a viabilidade da sua empresa, esse é o valor que você identificou que precisaria para iniciar a operação da sua empresa. Portanto, é com esse dinheiro que você vai manter sua empresa até que as primeiras vendas aconteçam.
Para que serve o Capital Social?
Esse valor é utilizado para dar início às atividades da sua empresa enquanto ela ainda não consegue gerar lucro. Com ele, você poderá comprar mercadorias, maquinários, equipamentos, acessórios, investir em tecnologia, contratar serviços, contratar pessoas, ferramentas, adquirir computadores, veículos, entre outros. Sendo assim, é tudo que sua empresa precisa de inicial até você começar a ter retorno e fazer girar esse dinheiro.
Como definir o valor do Capital Social?
Realmente não é uma tarefa fácil quando se trata de uma empresa que envolve sociedade ou é mais uma Sociedade Limitada. Em se tratando de uma Sociedade Limitada, você pode iniciar com R$ 1.000,00 (mil reais). Mas, se você fizer a lição de casa construindo seu plano de negócios, você conseguirá ter uma ideia real do valor necessário que sua empresa precisa para ser aberta e começar a girar.
Como reaver o valor utilizado como Capital Social?
Existem 3 formas de você reaver o valor que você investiu inicialmente na sua empresa, mas para isso, ela precisa gerar lucros primeiro.
Para que sua empresa gere lucros, é necessário ter uma boa gestão do seu negócio. No entanto, é necessário, também, ter uma empresa de contabilidade com profissionais qualificados que vão auxiliá-lo na gestão da sua empresa. Serão registrados os fatos reais que serão demonstrados contabilmente, ou seja, o crescimento desse investimento ao longo dos anos.
Tendo uma boa gestão e uma contabilidade de confiança, sua empresa vai gerar lucros. E daí você poderá começar a pensar em reaver o valor investido.
Distribuição de lucros
A contabilidade vai realizar um balanço levantando todas as informações desde do ano de exercício e realizar a distribuição de lucros ao final deste ano de exercício, sempre respeitando o determinado no Contrato Social.
Vendendo sua parte na empresa
A contabilidade vai realizar um balanço levantando todas as informações desde a abertura da empresa até o momento atual que você deseja vender sua parte na empresa. Com isso, vocês poderão analisar quanto está valendo efetivamente sua parte e você poderá reaver a sua parte junto com o lucro gerado ou, infelizmente, arcar com algum prejuízo.
Encerrando as atividades da sua empresa
Se vc vai encerrar as atividades da sua empresa, você também fará um balanço para constatar qual é o patrimônio atual da sua empresa para poder recuperar o valor investido.
Como funciona a declaração de imposto de renda em relação ao valor do Capital Social?
Você vai entregar esse valor que você tinha disponível no banco para sua empresa, para viabilizar a sua abertura. Para Receita Federal, você deixa de ter disponível esse valor em seu patrimônio e a sua empresa que passa a ter disponível esse valor no patrimônio dela.
Na sua declaração de imposto de renda, constava que você tinha esse valor lá no banco, certo? Mas, agora, você vai informar que você utilizou esse dinheiro para abrir essa empresa e você passa a ter direitos a cotas de capital de um valor específico que consta no Contrato Social da empresa que você abriu.
Em resumo, você não tem uma queda de patrimônio, apenas uma mudança, alteração de bens.