em Inovação, Negócios

Os bancos digitais estão crescendo muito no Brasil nos últimos anos. Eles vêm com a premissa de resolver quase tudo de forma online, além de não possuírem filas nem agências físicas. Se você quer economizar com tarifas bancárias como manutenção de contas, boletos, TED e anuidade de cartão de crédito, conheça os principais bancos digitais no Brasil. Confira este artigo!

O que são bancos digitais?

A maioria dos bancos digitais começaram como fintechs – que são startups voltadas ao mercado financeiro – ou como credenciadoras de cartão de crédito. Porém, você vai ver neste artigo que alguns também começaram de bancos tradicionais.

Esses bancos têm a premissa de resolver quase tudo de forma online. Com isso, oferecem diversos tipos de soluções financeiras que podem ser realizadas através de aplicativos super eficientes e intuitivos, disponíveis para Android e iPhone. Além disso, eles são conhecidos por não cobrarem algumas taxas que bancos tradicionais costumam cobrar, como a manutenção de conta e tarifas de transferências eletrônicas. Detalhe: só possuem TED. 

Antes, alguns deles eram apenas para pessoa física. No entanto, atualmente, todos têm uma versão para pessoa jurídica, mesmo que ainda sejam na versão beta.

Quem tem um banco digital, acaba optando por tê-lo como banco único, ou como banco principal para suas atividades do dia a dia. Você já experimentou algum banco digital?

Quais os principais bancos digitais no Brasil?

Vamos listar aqui alguns bancos digitais onde você pode ter acesso a tudo isso, seja para pessoa física, seja para pessoa jurídica. Conheça um pouquinho de cada banco.

Nubank

O Nubank começou como cartão de crédito e cresceu. Atualmente, oferece também uma conta corrente digital sem tarifas, a NuConta, que também funciona como conta investimento, rendendo mais que a poupança. Portanto, você faz tudo por aplicativo: abertura de conta, solicitação de cartão de crédito, geração de boletos, entre muitos outros serviços que ele oferece. É possível realizar saques no Banco24Horas, que é o único serviço que ele cobra uma taxa de R$ 6,50 por saque.

Para contas de pessoa jurídica, é usado o mesmo aplicativo em seu celular, tendo que dar o comando de acessar outra conta dentro da própria aplicação para poder acessar.

Banco Inter

O Banco Inter permite também a abertura de conta através do aplicativo e não cobra tarifas pela conta digital, mas também o dinheiro ali não rende como no Nubank. Além disso, não tem tarifas de manutenção ou transferências e não cobra pelos saques na rede Banco24Horas. Os pagamentos podem ser feitos através de QR Code, além de geração de boletos e depósitos de cheques por meio de imagem.

Além disso, o Banco Inter oferece outros serviços financeiros, como investimentos, empréstimos, financiamentos, seguros e cartão de crédito, que possui taxa de juros, mesmo sendo a mais baixa do mercado de bancos digitais. 

Neon

O Neon nasceu e se mantém exclusivamente digital. Com isso, tudo é feito através do aplicativo. Ele possui cartão de débito físico e cartão de crédito virtual pré-pago, que é internacional, não possui anuidade e a fatura pode ser cadastrada em débito automático.

Para serviços como TED, a partir da segunda transferência no mês, é cobrada uma taxa, além das emissões de boletos e saques no Banco24Horas. No entanto, existe um programa de fidelidade, o Neon+, que acaba isentando os clientes de tarifas de  alguns serviços. Para a conta pessoa jurídica, o Neon Pejota é um aplicativo independente do Neon. Entretanto, por estar em função beta, é limitado, tendo que utilizar a versão web para ter acesso a todos os serviços da conta.

Banco Next

O Banco Next é totalmente digital, mas ele nasceu do Bradesco, em 2017. Sendo assim, como a maioria dos bancos digitais, a abertura da conta é feita pelo aplicativo e não cobra tarifas de manutenção, além de oferecer cartão de crédito internacional.

Ele possui uma espécie de poupança do tipo programada que se chama “Objetivos”, que permite que o dinheiro ali aplicado, tenda como se estivesse em um fundo de investimento. Outra função bacana do banco é “Flow”, que vai separando os gastos do mês por categorias, produzindo gráficos, como se fosse um aplicativo de gestão financeira.

Banco Original

O Banco Original oferece mais de um tipo de conta digital. Existe a conta que não cobra tarifa de manutenção ou anuidade no cartão de crédito, mas também existe a mais completa que possui muitos outros recursos, que se cobram taxas. 

O programa “Cashback” é um diferencial no mercado, pois o cliente recebe de volta uma em reais os pontos acumulados que vieram das compras realizadas no cartão, e já no mês seguinte. A pontuação é mais alta de acordo com o tipo de cartão.

Se quiser trocar a conta da sua empresa para um banco digital, estude o que melhor apresenta benefícios, facilidades e vantagens para você. Troque uma ideia com seu contador também.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Como criar o preço de produtos digitaisTrabalhar como afiliado vale a pena